Não se esqueça da lavagem de motor ao retornar da praia

Passar uma temporada na praia é sempre um prazer, porém, ao voltar para casa, é preciso ter alguns cuidados com o carro para que a viagem não cause nenhum dano ao veículo e termine por ficar mais cara do que o planejado. Entre eles, o principal cuidado é a lavagem de motor.

Como todos sabem, o motor é o coração do carro, e a lavagem é essencial ao seu bom funcionamento, pois a maresia causa danos às peças, que, em virtude da umidade, oxidam com facilidade e podem deixar de funcionar.

A limpeza ainda colabora com a remoção de sujidades que podem se acumular em frestas e entre os cabos. Vale lembrar que a presença de elementos externos e abrasivos, como terra e areia, podem comprometer o desempenho do motor e reduzem sua vida útil.

Como é realizada a lavagem de motor

Os motores modernos apresentam tantos dispositivos eletrônicos e inovações que muitos motoristas se perguntam se a lavagem de motorpode causar danos a ele.

Por isso, separamos algumas informações importantes sobre o serviço:

  • A lavagem é realizada sempre com o carro desligado, e os profissionais mantêm protegidos os dispositivos mais vulneráveis, como sensores eletrônicos e módulos localizados nas proximidades e laterais do motor;
  • Os produtos utilizados para limpar frestas e componentes não podem ser ácidos, para que não reajam com outras peças do motor, como mangueiras, correias e borrachas de vedação. Por isso, solventes e alguns tipos de desengraxantes são evitados;
  • Já a água tem sua pressão controlada para não danificar o motor, pois jatos muito fortes podem penetrar em seus componentes e provocar a queima do sistema de ignição, inutilizando completamente o motor;
  • A lavagem não deve ser feita por pessoas sem conhecimento no manuseio, pois jatos fortes de água e a utilização de produtos abrasivos causam danos irreversíveis. Portanto o mais indicado é procurar pelo serviço profissional de lavagem do motor.

Outros cuidados importantes depois de voltar da praia

Além de lavar o motor, é preciso voltar atenção às outras partes do carro, a fim de avaliar se estão todos em bom estado. Um exemplo são os assentos, já que, durante a viagem, é comum que os passageiros tenham entrado e saído com roupas, bolsas e toalhas molhadas.

A carroceria também merece atenção, especialmente depois de viagens em regiões montanhosas ou com muita lama. A lavagem deve ser feita com cuidado, para que a terra e a areia não causem riscos ou prejudiquem a pintura do carro.

Já os proprietários que viajam com recorrência ao litoral devem redobrar a atenção e verificar sempre o estado da bateria, da fiação elétrica e dos conectores, que podem enferrujar por causa da maresia e reduzir, ou mesmo zerar, o desempenho do carro.

Cuidado desempenhado pelos melhores profissionais

Na R3 Tratamento Automotivo, proprietárias de veículos de todas as marcas e modelos contam com os melhores profissionais para realizar lavagem interna automotiva. São usados apenas produtos de alta qualidade e procedimentos precisos, afinal nosso objetivo é cuidar do seu patrimônio.

A lavagem do motor e a higienização das peças internas do carro também são indicadas para antes da inspeção veicular, especialmente para veículos mais antigos, já que a lavagem ajuda a renovar seu visual.

A R3 também realiza lavagens interna e externa de carros que serão colocados para venda. Além de valorizar o veículo, uma aparência bem cuidada facilita e agiliza as vendas, atraindo mais o interesse de compradores.

Com especialistas no cuidado automotivo, a R3 Tratamento Automotivo empresa tem as soluções adequadas para tornar os veículos ainda mais potentes e valorizados. Nossos serviços, personalizados, oferecem um tratamento completo ao carro, prolongando a vida útil de cada peça.