Enceramento: proteja a pintura do carro antes da viagem de férias

Antes de uma viagem, a maioria das pessoas se preocupa em fazer uma revisão no carro, mas o enceramento do veículo também é um serviço importante para o automóvel.

Muitos pensam que esse serviço está ligado apenas à estética do carro. No entanto essa tarefa é essencial para proteger a pintura do veículo, principalmente se ele é usado com alta frequência.

Então, se você planeja viajar com o carro e se preocupa com a manutenção dele, veja os motivos para que você cuide melhor do seu veículo.

A importância do enceramento no carro

É comum o carro perder o brilho, seja por efeitos causados pela natureza, como chuvas ácidas ou dejetos de aves, seja pelo tempo de uso. Mas é possível fazer a pintura durar por mais tempo.

A fim de provar como é essencial encerar o carro, evitando dores de cabeça e gastos no futuro, listamos razões que explicam como essa tarefa é importante para o veículo:

  • Conserva a pintura, deixando-a sem riscos ou manchas;
  • Protege a lataria;
  • A superfície do veículo fica lisa;
  • Facilita as outras limpezas, pois a sujeira não ficará presa à pintura, e a quantidade de lavagens pode ser reduzida;
  • Contribui com a economia de água, pois o período entre as lavagens pode ser maior;
  • A película protetora barra os raios UVA e UVB, e esse ponto é importante, pois o carro ficará exposto aos raios solares durante uma viagem;
  • O aspecto do veículo é renovado.

Esses são os principais motivos para se preocupar em encerar o carro. Por isso, vale a pena ainda conhecer algumas formas de evitar danos à pintura do veículo.

Como o serviço é realizado?

O enceramento pode ser feito em todos os automóveis e é uma proteção para a pintura automotiva.

Antes de começar essa tarefa, é preciso lavar e secar o carro para impedir que a sujeira na lataria risque o veículo durante o processo.

Depois, é necessário escolher o produto certo para e saber a quantidade certa de cera a ser usada.

Muitos pensam que uma grande quantidade de produto dará um resultado melhor, mas isso não é o ideal. O correto é passar uma camada fina, pois, dessa forma, a cera adere facilmente à superfície.

O material deve ser aplicado, primeiramente, no capô. Depois do capô, a aplicação pode ser feita em partes separadas do carro, sempre com cuidado para não passar o produto mais de uma vez no mesmo local.

Pode ser usado um pano de algodão ou uma esponja de espuma na superfície do automóvel, fazendo movimentos circulares.

Com o fim da tarefa, o automóvel precisa permanecer em repouso por um período para deixar o produto secar normalmente. Após a secagem, basta passar um pano de microfibra na superfície do veículo.

Tipos de produtos para encerar veículos

Há muitos tipos de cera para a manutenção no veículo, e cada um é específico para determinada situação:

  • Cera em pasta: retira riscos mais profundos, pois tem mais solventes no composto. Ceras à base de água ou de carnaúba são menos agressivas à pintura;
  • Cera em spray: não retira sujeiras ou riscos que estão impregnados no automóvel. Por isso, é aplicada somente após o carro ser polido ou encerado, caso o contrário o seu efeito será comprometido;
  • Cera líquida: retira riscos superficiais e contribui para restituir a proteção do verniz;
  • Cera de lava rápido: garante brilho temporário ao carro, mas não retira riscos ou manchas. É preciso que o carro esteja lavado ou encerado para obter esse efeito.

Com tantos detalhes, o auxílio de profissionais no assunto é essencial para assegurar o melhor serviço.

Soluções para tratamentos automotivos

Especializada em higienização e limpeza, a R3 Tratamento Automotivo conta com técnicas e produtos específicos, além de uma equipe preparada para oferecer o melhor serviço aos clientes.

Fundada em 2006, a empresa tem ampla experiência no mercado, a fim de oferecer serviços como lavagem para automóvel, pintura e tapeçaria.

Por isso, se for viajar e está preocupado com a manutenção do seu veículo, conte com a R3 Tratamento Automotivo para garantir a manutenção e o brilho do seu carro.

Deixe uma resposta