Sabia que excesso de sujeira pode prejudicar as peças do carro? Veja dicas de higienização de veículos

Um ambiente sujo dificulta o cumprimento de muitas atividades. Com o carro, isso não é diferente. A sujeira pode interferir no funcionamento dos automóveis, tornando a higienização de veículos uma atividade indispensável.

Devido à agitação do dia a dia, não notamos o estado em que o automóvel se encontra. Não percebemos que a sujeira se acumula nos tapetes e nos bancos, interferindo na estética e até comprometendo as peças do veículo.

Por mais que a sujeira não seja visível, isso não indica que o carro não esteja com fungos ou bactérias. Portanto a higienização é uma tarefa essencial para garantir o bom funcionamento e a conservação do carro.

A higienização automotiva possibilita que a sujeira aglomerada nos estofamentos seja removida por meio do uso de produtos específicos, sem interferir na aparência de cada parte do veículo. Além disso, a limpeza profunda retira manchas das forrações internas do carro.

Dicas importantes para evitar sujeiras e garantir a higienização de veículos

Preservar o veículo, procurando mantê-lo o mais limpo possível, não é uma tarefa complicada, no entanto requer algumas atenções com relação aos hábitos do cotidiano.

Por isso, listamos algumas dicas que contribuem para a higienização de veículos, evitando que as sujeiras se acumulem:

  • Desligar o ar-condicionado: é essencial desligar o ar-condicionado cinco minutos antes de chegar ao destino, a fim de evitar excesso de umidade, o que pode ocasionar o surgimento de bactérias ou fungos;
  • Reparar os amassados: quando os leves amassados não são consertados rapidamente, os danos podem acumular ferrugem, desvalorizar o exterior do carro e comprometer a pintura;
  • Evitar beber ou comer dentro do carro: gordura e líquidos podem manchar o automóvel;
  • Fazer a higienização a cada seis meses: é importante levar o veículo até uma empresa especializada que use equipamentos e produtos específicos para realizar a limpeza.

Como a limpeza automotiva é realizada

A higienização segue o mesmo método usado para a limpeza de sofás, levando em conta que os materiais do estofamento do carro são parecidos.

Na maior parte dos casos, o interior do automóvel recebe uma aspiração completa. Depois, as partes plásticas são higienizadas com pano de microfibra, pincel e produtos destinados a esse material.

Depois, um produto com características fungicidas, para acabar com os germes que se desenvolvem dentro do carro, é aspergido. No final, esse produto é aspirado por meio de um equipamento extrator, semelhante ao aspirador de pó, mas que tem a função de aspirar líquidos.

Além disso, esse aparelho espalha um líquido de limpeza a elevadas temperaturas, a fim de que o interior do automóvel fique limpo e com aroma agradável.

Normalmente, toda essa tarefa é feita em quatro horas. No entanto há casos que precisam de mais cuidados. Com isso, é necessário desmontar o interior do carro e retirar carpete, bancos, assim como o estepe. Posteriormente, o mesmo processo descrito é realizado.

Essa higienização minuciosa leva mais tempo que a tradicional, podendo ser feita em oito horas, e, consequentemente, é mais cara.

A importância de manter o carro limpo durante uma viagem

Quando o carro tem que pegar estrada durante o período de férias, ele fica exposto a tudo. Por isso, a importância de manter a higienização do veículo aumenta, pois o surgimento e a proliferação de ácaros, fungos e bactérias podem causar doenças respiratórias, além de alergias.

Quando a sujeira é acumulada durante muito tempo, as peças dos veículos começam a não funcionar corretamente, e, para arrumá-las, você terá um gasto maior que pode, inclusive, desvalorizar seu automóvel.

Serviços para tratamento automotivo

A higienização do carro tem detalhes que somente profissionais conseguem lidar. Por isso, contar com uma equipe que entende do assunto é importante.

Presente há 13 anos no mercado, a R3 Tratamento Automotivo é especialista em lavagem de carros, além de oferecer serviços de tapeçaria e pintura.

Dessa forma, se tiver dúvidas sobre como limpar o seu veículo, entre em contato e aproveite os serviços oferecidos pela R3 Tratamento Automotivo para manter a limpeza do seu automóvel em dia, principalmente para viagens.

Venha nos visitar, estamos localizados na zona sul de São Paulo, Avenida Nossa Senhora do Sabará, número 1139.