Veja 4 dicas sobre manutenção automotiva para deixar seu carro preparado para uma viagem

Para ter uma viagem tranquila, é preciso cuidar de muitos detalhes antes de pegar a estrada. A manutenção automotiva é uma das tarefas a serem levadas em conta durante essa preparação.

Portanto destine uma parte do seu tempo para fazer a revisão nas peças do automóvel, a fim de evitar problemas no veículo e garantir a segurança das pessoas que estarão dentro dele.

Ter um tempo para fazer a verificação é essencial, pois algumas peças podem vir a ser trocadas, e muitas substituições não são feitas em apenas um dia.

Por isso, antes de viajar, confira o que deve ser feito no carro e a importância.

Itens a serem levados em conta durante a manutenção automotiva

Um veículo que não está com o motor e as peças em boas condições não terá o melhor desempenho durante uma viagem, pois consumirá mais combustível e pode acarretar problemas de segurança.

Dessa forma, a manutenção automotiva é imprescindível para os motoristas que querem fazer um trajeto livre de preocupações.

Listamos algumas dicas que contribuem para a revisão do automóvel:

  1. Examinar o nível de óleo do motor e outros líquidos: o reparo de um motor danificado tem um valor alto. Além disso, a água do arrefecimento do radiador também deve ser verificada;
  2. Analisar a condição dos pneus: é preciso calibrar os pneus, além de verificar se não estão desgastados ou se é preciso o rodízio entre eles;
  3. Verificar os para-brisas e o sistema de limpeza de vidros: caso as paletas não estejam funcionando adequadamente, a visibilidade será prejudicada. Também é necessário analisar se estão ressecadas;
  4. Observar as condições dos freios: o fluido de freio precisa ser trocado uma vez ao ano. Além disso, os discos de freio, os tambores, as pastilhas e as outras peças devem ser reavaliados a cada dez mil quilômetros.

Os benefícios obtidos com a manutenção preventiva

Mesmo que alguns motoristas não se preocupem em fazer uma manutenção veicular preventiva, isso não quer dizer que não seja importante ou não apresente vantagens.

Economia, eficiência, valorização e segurança são alguns dos benefícios da manutenção.

Uma peça danificada ou funcionando de forma inapropriada custará mais para ser arrumada do que se o problema for descoberto previamente e, logo, reparado.

Com a manutenção, o gasto com o combustível é reduzido e o veículo emite menos poluentes.

Se, em algum momento, o carro precisar ser revendido, ele terá um valor maior. Os recibos das revisões são importantes para provar ao comprador como o carro foi conservado.

Um automóvel sem a manutenção devida pode ocasionar acidentes com o motorista e com os passageiros. Por isso, percebe-se que o trabalho da manutenção não é uma tarefa como qualquer outra; ela é essencial tanto para o veículo quanto para as pessoas que o utilizam.

Frequência da manutenção no veículo

A manutenção preventiva precisa seguir o tempo e a quilometragem apresentados no manual do usuário. De modo geral, é aconselhado que ela seja realizada a cada seis meses ou a cada dez quilômetros rodados.

No caso de automóveis usados, o indicado é seguir a sequência das primeiras revisões recomendadas pelo fabricante.

Para viagens longas, é necessário verificar itens como óleo, filtros, pneus e freios.

É essencial ter uma reserva financeira e um tempo para fazer essa manutenção. Assim, você pode dirigir tranquilo e sabendo que cumpriu as recomendações de segurança.

A importância do olhar profissional

Uma manutenção só é devidamente feita por quem entende do assunto. Por isso, procurar por profissionais é importante.

A R3 Tratamento Automotivo tem uma equipe pronta para atender às necessidades dos clientes e ainda conta com técnicas avançadas para oferecer o melhor serviço.

Há 13 anos no mercado, a empresa possui ampla experiência para orientar os clientes e auxiliá-los antes de uma viagem. Para viajar sem preocupações e garantir a segurança do seu veículo, conheça os serviços da R3 Tratamento Automotivo.

Venha nos visitar, estamos localizados na zona sul de São Paulo, Avenida Nossa Senhora do Sabará, número 1139.